Famílias da região sudeste inscrevem filhos na nova creche
Atualizado em 22/02/2018 - 10:29
Creche Pinheirinho dos Palmares
Os moradores do Pinheirinho e região terão à disposição das crianças 10 berçários com solários individuais, salas de apoio para higienização dos bebês e sanitários, 9 salas de aula para educação infantil, pátio, playground, cozinha, refeitório e estrutura administrativa - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

As inscrições para quem deseja uma vaga na nova escola infantil do Pinheirinho, na região sudeste, tiveram início nesta quarta-feira (21) em São José dos Campos. Cerca de 750 vagas são oferecidas pela Prefeitura no Centro de Educação Infantil (Cedin) Profª Maria Aparecida Segolin Rezende para crianças com idades entre 0 e 5 anos, moradoras do Residencial Pinheirinho dos Palmares e dos bairros Vila Adriana e Jardim Pernambucano.

No primeiro dia de inscrição o clima era de expectativa entre os familiares que foram até a Emef Pinheirinho dos Palmares inscrever os filhos na nova escola do bairro. “Espero que seja uma boa escola, com professores atenciosos, com materiais escolares e tudo que as crianças precisam. Esta creche é importante pro meu filho porque vai ajudar no desenvolvimento dele, convivendo com os coleguinhas de classe espero que ele melhore na comunicação”, disse a vendedora autônoma Renata Cristiane Ferreira, que inscreveu o filho de dois anos na nova escola.

“Estou animada porque a creche é pertinho de casa, não vai ficar longe para eu levar meu filho e também vou poder acompanhar o dia a dia dele de perto”, disse Priscila de Oliveira Silva, mãe do Luiz Rodrigo, de um ano. As mães destacaram também a importância de ter a escola próximo de casa, onde as famílias possam participar e colaborar com a equipe escolar. “Os pais devem ser parceiros da escola e estar disponíveis, pois ela ajuda no desenvolvimento dos nossos filhos”, disse.

Os pais ou responsáveis pelas crianças poderão realizar a inscrição em qualquer escola de rede municipal de ensino. Não há prazo para o encerramento das inscrições. As famílias selecionadas para a nova unidade serão contatadas pela direção da unidade para oficializar a matrícula. Já as crianças residentes nos bairros de atendimento da escola, que estão matriculadas no Pré I e Pré II, não precisarão realizar inscrição, pois elas serão transferidas para o Cedin imediatamente.

A escola de educação infantil está em fase final de acabamento e está localizado à avenida João Rodolfo Castelli, 40. As aulas estão previstas para iniciar em março.

Obra em fase final

Os moradores do Pinheirinho e região terão à disposição das crianças 10 berçários com solários individuais, salas de apoio para higienização dos bebês e sanitários, 9 salas de aula para educação infantil, pátio, playground, cozinha, refeitório e estrutura administrativa.

O prédio possui 2.860 m² de área construída. O investimento, na ordem de R$ 7 milhões, foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Mais vagas

Em 2017 a rede municipal de ensino recebeu cerca de 3.700 novas vagas no ensino infantil. A previsão para este ano é de mais 3.000 vagas, além da ampliação e construção de novas escolas na cidade.