São José estende vacinação para escolas e terminal rodoviário
Atualizado em 19/02/2018 - 17:41
Vacinação contra a febre amarela , no supermercado Shibata na zona sul, no mercadinho Alto da Ponte na zona norte e na UBS da Vila Maria ( centro ).
A vacinação prossegue nas UBSs e agora nas escolas e terminal rodoviário central - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos definiu novas estratégias da vacinação fracionada contra a febre amarela, com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunizadas contra a doença no município. Oficialmente, a campanha estadual terminou no sábado (17), com 265.245 pessoas vacinadas na cidade.

Além das 40 unidades básicas de saúde, a vacinação vai ocorrer a partir desta semana em escolas municipais e estaduais e também no Terminal Municipal Central (Rodoviária Velha). Na rodoviária, a vacinação acontecerá de quarta (21) a sexta-feira (23), das 7h às 17h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se possível).

Nas escolas, serão vacinados alunos e familiares. O mutirão começa nesta quinta-feira (22) em unidades escolares da região norte: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Babo de Oliveira, no Altos de Santana, das 9h às 11h, e na Escola Estadual Francisco João Leme, no Alto da Ponte, das 7h às 13h.

Na sexta (23), a vacinação acontecerá em três escolas municipais de ensino fundamental da mesma região: Dusolina Chaves de Andrade, no Altos de Santana, das 7h às 13h; Ana Berling Macedo, no Alto da Ponte, das 7h30 às 13h e Mariana Teixeira Cornélio, no Telespark, das 9h às 11h e das 14h20 às 17h20.

No sábado (26), haverá vacinação na Escola Estadual Dirce Elias, no Buquirinha, das 8h às 12h. E na segunda-feira (26) será a vez da Escola Estadual Jorge Barbosa Moreira, na Vila Cândida, das 7h às 13h.

A Secretaria de Saúde está elaborando para a semana que vem um cronograma de vacinação em outras escolas, empresas e estabelecimentos onde há grande circulação de pessoas. A estratégia é permitir que mais pessoas tenham acesso às doses da vacina.

Balanço

A campanha oficial terminou no último sábado com 265.245 pessoas imunizadas em São José dos Campos. Esse número corresponde a 52% das 509 mil doses recebidas pela Prefeitura.

A Secretaria de Saúde divulgou um balanço que aponta que, de janeiro de 2017 a 25 de janeiro deste ano, quando teve início a campanha fracionada, 39.946 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela no município.