Bonecões do Pirô arrastam público na abertura do Carnaval
Atualizado em 09/02/2018 - 09:46
Animação não faltou do começo ao fim do desfile, que teve duração de cerca de duas horas e contou com mais de 500 foliões joseenses de todas as idades - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Governança

O bloco Pirô Piraquara abriu, oficialmente, o Carnaval de São José dos Campos na noite dessa quinta-feira (8). Animação não faltou do começo ao fim do desfile, que teve duração de cerca de duas horas e contou com mais de 500 foliões joseenses de todas as idades que dançaram ao som de marchinhas e de ritmistas pelas ruas centrais da cidade.

O garoto Samuel, de 4 anos, estava muito animado ao lado da mãe Daiane Campo Paixão, de 32 anos. Eles vieram da Vila Industrial, na região leste, para acompanhar o Pirô. “Eu gosto muito dos bonecões”, avisou o menino que estava fantasiado de homem aranha. Já a mãe ressaltava o ambiente familiar do desfile. “É o segundo ano que participamos e adoramos”.

A moradora do Jardim Ismênia (região leste), a carioca Ana Maria Almeida, de 55 anos, afirmou que estava adorando a folia, tanto que colocou uma peruca lilás para brincar. A baiana do Pirô, Marise Batista, estava marcando sua volta ao bloco depois de anos. “Deixei de vir depois que minha sogra que desfilava, tia Aninha, faleceu”, disse. Mas garantiu que agora voltou para sempre.

O Pirô Piraquara desfilou com 60 bonecões, sendo alguns das cidades de Monteiro Lobato, Paraibuna, Caçapava, do Grupo Piracema de São José dos Campos e outros confeccionados pelos próprios  integrantes do bloco.

O percurso do Pirô teve a participação de 40 ritmistas (adultos e jovens), do Projeto Batucando – Formando Talentos, do Instituto Batucando, de Santa Branca, que ajudaram a destacar o bloco na rua.

Outros reforços foram a participação do bloco da Associação dos Servidores Municipais (Assem) e dos grupos ‘Mistura da Raça’ (Jongo), ‘Maracatu no Parque (Maracatu) e Piracema. Os participantes foram acompanhados pela Banda de Santana e da dupla Blau e Kardec.

Nesta sábado (10), o bloco Pirô, organizado pela Fundação Cultural de São José dos Campos, volta a desfilar às 10h, com saída da travessa Chico Luiz (ao lado do Mercado Municipal). O bloco está comemorando 30 anos de atividades.

Veja a programação completa do Carnaval de São José dos Campos e nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier no site da Prefeitura - www.sjc.sp.gov.br