Laboratório de Educação Digital e Interativa inaugura canal no youtube
09/08/2018 - 18:15
Transmissão de aula online
O HTC online vai disponibilizar cursos voltados ao uso de recursos digitais em sala de aula, acesso a vídeos e recomendações de canais educacionais - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos contam com mais uma moderna ferramenta de educação. Com o objetivo de disseminar a cultura digital e proporcionar mais dinamismo para o trabalho pedagógico coletivo, foi inaugurado nesta quarta-feira (8) um canal no Youtube do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI).

A iniciativa será fundamental para os treinamentos de horário de trabalho coletivo (HTC). Além dos cursos presenciais, a proposta da nova plataforma é atender todas a áreas de formação e aperfeiçoamento da Secretaria de Educação e Cidadania, potencializando a formação dos educadores da rede.

O HTC online vai disponibilizar cursos voltados ao uso de recursos digitais em sala de aula, acesso a vídeos e recomendações de canais educacionais.

Segundo a equipe técnica, a iniciativa flexibiliza tempo, espaço e utilização de ferramentas interativas para a equipe. A partir de agora, o distanciamento físico não será empecilho para a que a troca de experiência aconteça, estabelecendo ricas trocas de conhecimento.

Sobre o Ledi

Localizado no Cefe (Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua), o Laboratório de Educação Digital e Interativa conta com dois laboratórios de informática equipados com 106 computadores conectados à internet, mais de 240 tablets para uso durante os treinamentos, salas com projetores interativos e um setor de informática, responsável pelo suporte técnico dos equipamentos.

Muito utilizado pelos educadores da rede, o Ledi conta ainda com um portal que oferece recursos como: videoteca, biblioteca virtual, jogos educacionais entre outras ferramentas.

No ano passado, o espaço recebeu mais de 20 formações sobre tecnologia para professores, além de oficinas de métodos inovadores para educadores. O espaço também contribuiu na aplicação de avaliações online, com resultados imediatos do desempenho dos alunos, e em mais de dez projetos da rede. Entre os projetos desenvolvidos estavam o uso da plataforma Khan Academy, o Programa Globe, da Nasa, o Fórum de Educação e o Empreende 2017.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania