Quase 340 pessoas são atendidas no 1º mês de ATI em Ação
Atualizado em 22/03/2023 - 08:50
ATI em Ação - Jardim das Indústrias
Equipe de avaliadores passou por quatro locais nas regiões sul e centro-oeste; zonas norte e leste serão contempladas em maio - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Após quatro visitas concluídas em abril, 338 cidadãos foram beneficiados com o serviço de avaliação física gratuita do ATI em Ação, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. As mulheres foram maioria absoluta, com 275 registros contra 63 dos homens.

O primeiro mês de visitas da equipe terminou nesta sexta-feira (27) com mais 72 pessoas – 65 mulheres e sete homens – atendidas na Praça Hélio Augusto de Souza, no Jardim das Indústrias. A ação integrada entre os profissionais do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e o programa Cidade em Movimento foi a segunda na região centro-oeste.

Os munícipes tiveram acesso às avaliações físicas básicas gratuitas entre 8h e 10h, passando por testes simples como aferição de peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade. Os resultados foram entregues na hora, com orientações de profissionais de educação física.

Para a coordenação do ATI em Ação, o primeiro mês de visitas foi positivo. Em apenas 30 dias dos 60 programados, a Prefeitura já atendeu praticamente o mesmo número de pessoas do ano passado, sendo que ainda restam quatro locais a receber os avaliadores. No ano passado, 392 pessoas passaram pelas avaliações nas primeiras quatro ações.

Das quase 340 pessoas que participaram do ATI em Ação neste mês, grande parte estava no grupo da terceira idade (a partir dos 60 anos) e dos adultos (dos 30 aos 59 anos).

O local campeão de atendimentos em abril foi o Centro Poliesportivo João do Pulo, com 121 registros, seguido pelo Parque Santos Dumont, com 73, e Poliesportivo Campo dos Alemães com o Jardim das Indústrias, ambos com 72.

Próxima parada
O cronograma de visitas da equipe de avaliadores seguirá em direção a zona norte e a primeira parada acontecerá já em 4 de maio, no Centro Comunitário Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão, s/n). O atendimento será realizado novamente entre 8h e 10h.

“A previsão é de dobrar o número de atendimentos na primeira fase desse ano em relação a do ano passado. No Alto da Ponte estamos esperando um número bom, além do Poliesportivo da Vila Tesouro”, afirmou a coordenação do ATI em Ação.

Em setembro, profissionais devem retornar às academias ao ar livre espalhadas pela cidade para a reavaliação física. O retorno tem o objetivo de analisar o progresso físico da população e, principalmente, dos frequentadores das academias públicas.

Polos do Cmaf
Além das academias ao ar livre atendidas pelo ATI em Ação, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação
4/5 – Centro Comunitário Alto da Ponte